Muito se tem discutido, recentemente, acerca de sustentabilidade para a terra, onde o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não deve comprometer a das gerações futuras. é de fundamental importância buscar colaborar com a conscientização dos cidadãos de que é necessária a redução do aquecimento global, melhoria do nível de água dos lençóis freáticos, prevenção da erosão do solo, ajuda na manutenção do ecossistema e melhoria na fertilização dos solos.
Pode-se afirmar que, as queimas de combustíveis fósseis e o desflorestamento, são uns dos principais motivos que contribuem para o aquecimento global. Porém, a contaminação da água, do solo e radiotiva, contribuem significativamente para a degradação do meio ambiente.
Esse problema pode ser solucionado através da utilização dos biocombustíveis nos meios de transportes, o reflorentamento, não jogar lixo nos rios, combater a criação de depósitos de lixos clandestinos e o uso dos agrotóxicos que contaminam o solo. Com isso, vamos reduzir a liberação da fumaça tóxica nos meios de transportes, reduzir o efeito estufa causado pelas queimadas nas florestas e com o combate aos lixões clandestinos, não sentir mais aquele cheiro insuportável, causado pela liberação de um gás fedido e inflamável, chamado metano.
* Tháglea Porto Reis.